Orkut voltou? A resposta é não

Ferramenta gerenciada por terceiros pode resultar em vazamentos, ou, até mesmo, roubo de informações pessoais.




Fooxicando, Redes Sociais

Imagina a cara dessa que vos escreve quando acessa o twitter e ver que o nome da sua saudosa rede social Orkut está no primeiro lugar no trending topics. Mas sou espertinha e corri para investigar, antes de fornecer meus preciosos dados da conta google a algum aplicativo.

Criado em 2004, o Orkut mudou a forma como os brasileiros interagiam online e se tornou rapidamente uma febre nacional.

Em 2014, após 10 anos de existência, o site foi encerrado para dar lugar ao também descontinuado Google+.

Sim, mas o que está acontecendo? Um aplicativo usando a identidade visual e o nome da rede social apareceu na loja de aplicativos do Google Play e tem feito muitos usuários acreditarem que o Google restabeleceu o desenvolvimento da extinta plataforma social.

Criado por desenvolvedores que alegam ser “fãs do antigo site”, o aplicativo não possui qualquer ligação com o Orkut.com ou com a gigante de Mountain View, e nem mesmo com o ex-engenheiro turco do Google, Orkut Büyükkökten.

“Orkut.br não tem vinculo com o Google e não é o mesmo site que o Orkut.com. Caso sua intenção seja acessar a antiga rede social filiada ao Google, pedimos desculpas mas não será possível, infelizmente o Orkut.com encerrou suas atividades em 2014”, diz uma mensagem na página.

Por não se tratar de um produto do Google, não há garantia de proteção de dados por parte de uma das maiores empresas de tecnologia do mundo.

Assim, a ferramenta gerenciada por terceiros pode resultar em vazamentos, ou, até mesmo, roubo de informações pessoais.